IFBG

Instituto Franco-Brasileiro de Gastronomia

Como tudo
começou

"Só haverá uma boa cozinha se existir uma profunda empatia para com a pessoa a quem ela se destina."

Paul Bocuse

O Instituto Franco-Brasileiro de Gastronomia nasceu da necessidade
de oferecer a Campinas um instituto de alta gastronomia com padrão internacional.


Foram anos de buscas, pesquisas, longas viagens gastronômicas e inumeráveis contatos com chefs internacionais e as melhores escolas do gênero.

Fomos buscar inspiração para nossos cursos de gastronomia lá mesmo onde tudo de fato começou e continuou: na França. Fomos até Lyon para entender porque esta cidade, de apenas um milhão de habitantes, foi eleita a “Capital da Gastronomia” mundial e hoje é um patrimônio cultural imaterial da UNESCO.

Em Lyon encontramos a inspiração que precisávamos em encontro com aquele que é considerado o maior chef da atualidade, Paul Bocuse, eleito o “Chef do Século” pela CIA (Culinary Institut of America).

Após muita reflexão, estudos aprimorados sobre o conteúdo, métodos de ensino e a assessoria dos melhores profissionais da área, ousamos dar o passo que resultou nesta proposta inovadora e diferenciada para o ensino da arte da gastronomia.
Aqui está o resultado.

Missão:

Acolher, treinar e formar, transmitindo conhecimentos e técnicas das artes culinárias, visando o desenvolvimento pessoal e profissional do estudante, de modo que sua experiência seja única!

Visão:

Tornar-se o melhor instituto de formação em gastronomia na sua região de atuação.

Valores:

Integridade, sustentabilidade, inovação e lucratividade.

Por que fazer seu curso
de gastronomia no IFBG?

  • Porque aqui você estará em contato com as mais recentes técnicas no tratamento dos ingredientes e insumos utilizados pelas melhores escolas de gastronomia do mundo.

  • Porque aqui tudo foi pensado para garantir o melhor aproveitamento no aprendizado do aluno, desde a estrutura física até o treinamento, do atendente ao do chef.

  • Porque aqui você poderá aprofundar seu contato com a gastronomia, conhecendo tudo o que se pratica nos grandes centros europeus, participando de salões de alimentação, como SIAL, EUROPAIN, entre outros.

  • Porque aqui você terá a oportunidade de concluir o seu curso com uma semana de aulas intensivas, em condições muito especiais, junto aos nossos parceiros na França.

  • O Instituto Franco-Brasileiro de Gastronomia viabiliza contatos e viagens para os melhores centros gastronômicos mundiais.

  • Porque as turmas são reduzidas, tanto na sala de aula quanto na cozinha-laboratório.

  • Porque o Franco-Brasileiro considera a gastronomia uma arte e como arte deve ser venerada, com a humildade do aprendiz e a paixão dos grandes heróis.

 

Gastronomia: um
mercado em expansão

A recente ascensão econômica das classes C e D ampliou de maneira significativa a quantidade de pessoas que passaram a buscar uma alimentação fora de casa. Estima-se que no Brasil, em 2012, tenha sido movimentado algo próximo de R$ 400 bilhões no setor de alimentação e desses, 30% seria com o chamado “Food Service”, um crescimento superior a 10% ao ano, na última década. Os grandes eventos esportivos que estão chegando ao nosso país, certamente irão inflar ainda mais esses números.

Por outro lado, verifica-se facilmente que a mídia em geral e a televisão em particular, elegeram a gastronomia como tema importante em suas grades de programação, com novos programas e reportagens e até mesmo em “reality shows”, como se pode observar, principalmente nas TVs europeias.

A demanda tem sido grande e tende a ser ainda maior por profissionais qualificados e cada vez mais criativos e competentes. Esse é, portanto, o momento de buscar uma formação sólida e consistente nessa área que estará em evidência nos próximos anos.

Parceiros internacionais